quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vapor Perfumado - Dica Esperta da Rita Lobo

Sabe a Rita Lobo? Aquela chef bonitona que tem um programa no canal GNT? Então, adoro assistir o programa dela porque ensina truques de chef com aquela praticidade que a gente ama. No último programa que assisti ela fez receitas no vapor e deu aquela dica que mudou minha vida (risos): acrescentar ervas na água para o vapor ficar perfumado! Tão simples, mas eu nunca tinha pensado nisso. E faz toda a diferença, porque o vapor se impregna no alimento, dando aquela temperada natural deliciosa.

Se você deseja uma alimentação mais saudável e saborosa o vapor é o método de preparo ideal, porque dessa forma os alimentos conservam mais seus nutrientes, afinal, não ganham nem perdem água como nas outras formas de preparo.


alimento no vapor


As combinações são infinitas, dá pra usar o que se tem em casa, natural ou desidratado: alecrim, salsa, tomilho, louro, erva doce. Outro bônus é o perfume que fica no ar, aromatizante natural maravilhoso.

Manual do cozimento em vapor:

- coloque os alimentos cortados em pedaços não muito grandes, para um cozimento mais rápido e uniforme
- Coloque os alimentos na cesta de cima sem pressioná-los. Se você não tem panela própria, dá pra usar um escorredor de macarrão de alumínio
- Preencha a panela de baixo com 3 a 4 centímetros de água, observando que a água não encoste nos alimentos
- Assim que a água ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo
- Mantenha a panela tampada e evite ficar abrindo e fechando, para que o vapor circule entre os alimentos
- O tempo necessário para cozimento é de 10 minutos aproximadamente para vegetais e verduras e 15 a 20 minutos para peixes.

Simples, rápido e delicioso. Comer bem é mais fácil que se imagina!

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.