segunda-feira, 4 de maio de 2015

Para ajudar na organização, sistema Fly Lady. Dia 04

Há uns três anos conheci o site de organização Fly Lady. É um sistema que busca descomplicar a organização da casa, focando na criação de algumas rotinas simples. O site original é em inglês (nada que o tradutor automático não resolva), mas existe uma versão autorizada em português. No Fly Lady, a casa é divida por zonas: 

zona 1: varanda, entrada e sala de jantar
zona 2: cozinha, área de serviço e quintal
zona 3: banheiro e segundo quarto
zona 4: quarto principal  
zona 5: sala de estar

O sistema Fly Lady oferece sugestão de organização diária, semanal e mensal, variando entre limpeza simples (15 minutos por zona) e detalhada, assim, ao término do mês, cada zona foi completamente limpa e o ciclo recomeça.



A principal característica do sistema Fly Lady é criar uma rotina para a manhã e outra para antes de dormir, para descomplicar o dia e preparar a pessoa para as atividades rotineiras. Por exemplo, a rotina da manhã inclui:


  • Levantar, tomar banho, se vestir, se pentear e calçar sapatos, ficando completamente apresentável caso tenha que sair à rua ou receba visitas. 


Parece bobagem, mas o fato de gastar o primeiro momento do dia com cuidados pessoais, faz maravilhas pela auto-estima! Já a rotina noturna é a seguinte:


  • Separar a roupa pra ser usada no dia seguinte, verificar a agenda do dia seguinte, lavar e secar a louça (deixar a pia brilhante é o lema do Fly Lady, pra começar o dia seguinte sem confusão na cozinha), tomar banho e usar os produtos de hidratação no corpo, rosto e fio dental.

A rotina noturna te prepara para um início de dia mais tranquilo. É claro que como todo sistema, pode e deve ser adaptado para sua realidade, mas o Fly Lady oferece uma base, um ponto de partida para criar um sistema funcional.



Uma das coisas que aprendi a fazer por lá e que se transformou em um bom hábito para mim, é o "destralhamento". O Sistema propõe 15 minutos de destralhamento, o que significa que você vai verificar armários e gavetas e jogar fora tudo que não tiver utilidade. Que mania que a gente tem de guardar tranqueiras!  Com esse sistema, além de não acumular mais coisas sem utilidade (mala direta, por exemplo), você ainda se livra de coisas paradas e libera espaço para organizar as coisas relevantes.

Hoje é o quarto dia do nosso desafio dos 21 dias para criar/mudar um hábito, e o Fly Lady é minha dica para quem, assim como eu, precisa organizar sua rotina diária. 

Boa semana!








Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.