segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Serendipidade

Já repararam que eventualmente algumas palavras ou expressões "entram na moda"? A gente nunca tinha ouvido falar, de repente, começa a pipocar aqui e ali. A bola da vez é o termo SERENDIPIDADE. E o que é serendipidade?  Serendipismo, como também é chamado, é um termo inventado pelo autor Horace Walpole, em 1754, no conto persa "Os Três Príncipes de Serendip", sobre três príncipes que saem em viagem e encontram acidentalmente a solução para cada problema que ocorra com eles. Em resumo, é a arte de encontrar o que não estava procurando. São aquelas descobertas feitas por acaso, inesperadamente. A tradução mais bacana que encontrei, é essa do dicionário criativo:

"Descoberta feliz ou proveitosa, feita por acaso, muitas vezes quando se buscavam outras coisas, outros resultados."


Somos condicionados a viver de acordo com algumas regras pré estabelecidas, buscando resultados tradicionais e seguros. Nos espelhamos nos nossos antecessores e na falsa segurança de que todos antes de nós seguiram a mesma estrada. Sabe aquele ratinho brincando na roda? Penso que algumas pessoas são assim, correm, correm e  permanecem no mesmo lugar, mas a necessidade de continuar correndo é maior que a percepção de distância percorrida. Não que seja ruim viver dentro das convenções, apenas se torna mais difícil encontrar serendipidade nessa forma de vida, porque não se permitem resultados que não sejam os tradicionais. Mas a vida é impetuosa e não poucas vezes altera os resultados e essa é a grande beleza de viver, porque mesmo que algo não saia da forma planejada, nem sempre é um fracasso retumbante! 

Viver é uma grande experiência criativa, possibilitando a idéia de brincar com causa e efeito. Pensar fora da caixinha proporciona encontrar novas soluções para antigos dilemas e serendipidade é o resultado de uma mente que aprendeu a ver além do que os olhos podem ver. 

Você consegue enxergar serendipidade na sua vida? Já aconteceu com você? Se não, apenas observe melhor. Você vai se surpreender.


Via: Facebook


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.