terça-feira, 28 de abril de 2015

21 dias para criar/mudar um hábito - O desafio!



Você já ouviu falar sobre a Teoria dos 21 Dias? Não? Vem cá que te explico. Em 1960, o cirurgião plástico Maxwell Maltz observou que seus pacientes só notavam as mudanças efetuadas em seus corpos 21 dias após a cirurgia. Uma pessoa amputada, por exemplo, continuava a sentir o membro retirado por 21 dias. Estudando essas reações, ele chegou à conclusão que nosso corpo e mente levam esse período de tempo, 21 dias, para adotarem um hábito como parte da vida.

Maltz concluiu que essa teoria pode ser aplicada às mais diversas áreas da vida, porque quando se faz algo ininterruptamente por 21 dias, fica mais fácil dar prosseguimento no propósito estabelecido. Esse é o tempo que o nosso cérebro precisa para interpretar um novo hábito como um padrão e torná-lo automático.

Uma busca rápida na internet traz experiências de pessoas aplicando a Teoria dos 21 Dias nas mais diversas situações, desde melhorar a auto estima à superar o fim de um relacionamento. Porque o desejo de fazer algo e o comprometimento em realizá-lo já é metade do caminho a ser percorrido.

No começo do ano, defini que esse blog seria uma espécie de diário virtual sobre como podemos melhorar nossa qualidade de vida, cuidando de nossas casas física, mental e espiritual. Já estamos quase na metade do ano, então, acho que está mais que na hora de darmos uma agilizada naquilo que ainda está parado, esperando uma definição nossa. Porque a nossa vida PODE e DEVE ser mais feliz! Então, juntei as amigas lindas e corajosas  e nos comprometemos a realizar esse experimento dos 21 dias, as histórias virão aqui para o blog e espero que os resultados sejam os melhores possíveis, para que influenciem o maior número de pessoas a criarem novos e saudáveis hábitos de vida. E principalmente, que consigamos eliminar aquelas coisinhas que tanto nos irritam! 

Se você quiser se juntar à nós, está mais do que convidado (a). Basta me informar o hábito que deseja transformar e me relatar o resultado da experiência até 31 de Maio de 2015. Ah, e vai rolar sorteio ao final, aguardem!

APLICANDO A TEORIA

  • Identifique os hábitos que você gostaria de mudar em sua vida (emagrecer, fazer alguma atividade física, sair de um relacionamento abusivo, parar de fumar, são alguns exemplos). Uma vez identificados, escolha o que for mais difícil, ou o que te incomode mais e comece por ele. 
  • Marque os dias em um calendário, para seu cérebro receber um "reforço positivo" cada vez que você concluir um dia e riscá-lo do calendário. Por 21 dias ininterruptos, assuma esse compromisso de fazer determinada coisa por pelo menos meia hora.
  • Assuma um compromisso com você mesmo. Alguns hábitos requerem um grau maior de comprometimento, como parar de fumar, por exemplo. Porque você lidará com a abstinência, então sua força de vontade deverá ser maior. Ajuda se mentalizar o resultado para após esses 21 dias, pensar em como você se sentirá bem quando o exercício for concluído renovará sua energia em continuar.
  • Mude um hábito por vez. Não adianta querer resolver todos seus problemas de uma vez, eleja o problema que te cause mais desconforto e foque nele.
  • Crie rituais. Por exemplo, se pretende fazer uma caminhada, comece todos os dias no mesmo horário. Rituais são importantes para fixarmos algum padrão de comportamento.
  • Elimine as tentações. Talvez seu novo hábito precise que você reestruture seu ambiente. Por exemplo, se você decidiu meditar, talvez seja uma boa idéia tirar a TV do quarto.
  • Associe-se à pessoas positivas. Quando se trata da sua vida, somente você pode transformá-la, é de sua total responsabilidade e interesse. Porém, tudo fica mais fácil se você tem alguém com quem compartilhar suas conquistas e medos. Se puder, traga pessoas para esse experimento, alguém em quem você confie e que possam trocar idéias sobre o processo. Ajuda mútua torna tudo mais fácil e empolgante! Se cerque de pessoas positivas, que acreditem em seu potencial e te melhorem como ser humano!


Nosso desafio estará valendo de 01 à 21 de Maio. Quem mais tem coragem para tentar assumir o controle do leme?


Imagem: google





Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.