sábado, 7 de setembro de 2013

5 ótimos filmes biográficos

E já que hoje é sábado, bora falar sobre filmes? PRE-PA-RA a pipoca, o guaraná e a companhia, é claro! Escolhi hoje um dos gêneros mais bacanas do cinema, filmes biográficos. Acho uma delícia quando a sétima arte dá vida a algum personagem seja ele histórico, político ou artístico pois sabemos que nem todo mundo tem paciência para ler obras volumosas sobre personalidades, então é o meio mais fácil de apresentar a vida da pessoa ao grande público. Separei hoje alguns filmes que particularmente gostei muito, não apenas pela história narrada, mas também pela qualidade da produção, direção e atuação.

1. Os amores de Picasso (Surviving Picasso, 1996) : Sou suspeita pra falar da atuação do Anthony Hopkins - sou fã de carteirinha dele, e neste filme está impecável na pele do pintor Picasso. O filme, na verdade, é a perspectiva de Picasso pelos olhos de sua amante, Françoise, que viveu uma relação conturbada de amor com o mestre que idolatra.

 
 
2. Malcom X (Malcom X, 1992): Denzel Washington arrebenta nesse papel, onde interpreta o líder afro-americano carismático e impetuoso. Malcon, que descobriu o islamismo quando esteve preso, desenvolveu um discurso de ódio contra o homem branco e levou multidões a segui-lo. Porém, após visita à Meca e contato com o islamismo original, abrandou suas convicções, mas não seria tão fácil romper com a Nação Islã. Um filme impactante sobre intolerância. 
 

3. Johnny e June (Walk the Line, 2005): É a biografia do cantor americano Johnny Cash e narra como sua infância tumultuada e personalidade forte o levaram a um caminho destrutivo, de onde foi resgatado pela cantora June, sua mulher. Dono de uma voz poderosa, Johnny fez tamanho sucesso que gravou até com Elvis Presley. O filme é emocionante, vale cada minuto!
 
 

4. Amadeus (Amadeus, 1984): O filme retrata a vida de ninguém menos que Mozart, o gênio da música clássica, um homem irreverente, excêntrico e compositor apaixonado. O interessante da história é que é narrada por Salieri, um outro grande músico contemporâneo de Mozart. Nem preciso dizer que a trilha sonora é espetacular, né?

 

5. Gandhi (Gandhi, 1982): Impossível não se apaixonar por esse visionário da paz! Gandhi é um filme impactante sobre a história de um homem comum que liderou seu país rumo à liberdade. O filme levou o Oscar de melhor ator, melhor diretor e melhor filme, entre outras premiações. Uma mensagem forte de esperança em meio à adversidade e pacificação do ser humano, imperdível.




 
Menção honrosa: Ray (Ray, 2004), A Rainha (The Queen, 2007), O Discurso do Rei (The King´s Speech, 2010), Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006),Hitchcock (Hitchcock, 2012).
 
 

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.