quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vapor Perfumado - Dica Esperta da Rita Lobo

Sabe a Rita Lobo? Aquela chef bonitona que tem um programa no canal GNT? Então, adoro assistir o programa dela porque ensina truques de chef com aquela praticidade que a gente ama. No último programa que assisti ela fez receitas no vapor e deu aquela dica que mudou minha vida (risos): acrescentar ervas na água para o vapor ficar perfumado! Tão simples, mas eu nunca tinha pensado nisso. E faz toda a diferença, porque o vapor se impregna no alimento, dando aquela temperada natural deliciosa.

Se você deseja uma alimentação mais saudável e saborosa o vapor é o método de preparo ideal, porque dessa forma os alimentos conservam mais seus nutrientes, afinal, não ganham nem perdem água como nas outras formas de preparo.


alimento no vapor


As combinações são infinitas, dá pra usar o que se tem em casa, natural ou desidratado: alecrim, salsa, tomilho, louro, erva doce. Outro bônus é o perfume que fica no ar, aromatizante natural maravilhoso.

Manual do cozimento em vapor:

- coloque os alimentos cortados em pedaços não muito grandes, para um cozimento mais rápido e uniforme
- Coloque os alimentos na cesta de cima sem pressioná-los. Se você não tem panela própria, dá pra usar um escorredor de macarrão de alumínio
- Preencha a panela de baixo com 3 a 4 centímetros de água, observando que a água não encoste nos alimentos
- Assim que a água ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo
- Mantenha a panela tampada e evite ficar abrindo e fechando, para que o vapor circule entre os alimentos
- O tempo necessário para cozimento é de 10 minutos aproximadamente para vegetais e verduras e 15 a 20 minutos para peixes.

Simples, rápido e delicioso. Comer bem é mais fácil que se imagina!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

cozinhas sem revestimento

Ultimamente ando implicando com azulejos. Principalmente porque gosto de renovar os ambientes de tempos em tempos e azulejo é uma coisa permanente, além de deixar o ambiente "frio" e precisar de uma limpeza pesada para sua manutenção. Pelo que observo nos sites estrangeiros, em países da Europa e América do Norte, o azulejo não é tão comum como vemos aqui no Brasil, onde é quase uma obrigatoriedade na cozinha e no banheiro.

As vantagens de um ambiente sem revestimento começam pela praticidade de uma nova pintura renovar totalmente o local, além de deixar tudo mais aconchegante e acolhedor. Já há no mercado uma boa variedade de tintas para locais úmidos (banheiro e cozinha), que prometem anti-mofo e facilidade de limpeza.

Nas imagens abaixo, vemos que revestimentos, quando usados, se restringem as áreas da pia e fogão, as outras paredes ficam livres para cores, quadros e o que mais quiser!










Sonhando com uma cozinha sem revestimento! *.*


Imagens: https://www.socialgo.com, http://www.simplesdecoracao.com.br, http://casa.abril.com.br, http://www.elmueble.com, http://www.voupintarminhacasa.com.br, http://madame.lefigaro.fr, http://casa.abril.com.br

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Magazine Luiza - Nunca mais!

E agora que acabou o Desafio dos 21 dias para criar/mudar um hábito, o blog volta as suas atividades normais. Estou louca pra mostrar o que fiz na minha sala de estar, mas ainda não posso, simplesmente porque o Magazine Luiza não entrega meu módulo, que é fundamental para o término do projeto! Eita lugarzinho ruim para entregar encomendas! Quando compramos, o prazo estipulado era até 30 dias, mas depois de finalizada a compra, o prazo dobrou! Pode isso, Arnaldo?

Eu já tinha ouvido rumores que essa loja é péssima na entrega, agora estou comprovando. A lição que fica é pesquisar antes de comprar qualquer coisa, não só o melhor preço, mas a reputação da loja também. Esse site ajuda, veja os comentários dos clientes, a maioria são comentários negativos. A mesma coisa no Reclame Aqui.
Magazine Luiza nunca mais!





quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conclusão do Desafio de 21 Dias para Mudar um Hábito



E hoje termina o meu Desafio dos 21 dias para mudar/criar um hábito. Algumas amigas ainda estão fazendo, mas já vou relatar a minha experiência nesse período pra fechar esse ciclo. Conforme relatei, escolhi organizar minha rotina diária, já que meus dias andavam meio bagunçados pela falta de uma rotina. Entre várias "coisinhas aleatórias", destaco as que considero mais importantes e que dei mais atenção:

  • Horário para dormir e acordar
  • Três refeições diárias (eu sei, deveria ser de 3 em 3 horas, mas vamos um passo por vez)
  • Horário para focar no trabalho
  • Rotina de beleza (coisa simples, como usar filtro solar e hidratante corporal todos os dias)

A primeira coisa que tenho que dizer, é que não é fácil cumprir um novo ritual, porque é algo que te tira totalmente da sua zona de conforto. Os primeiros dias, apesar do entusiasmo por estar fazendo algo novo, foram os mais difíceis e lamento informar que, embora a dificuldade inicial tenha diminuído, ainda não estou em "modo automático" ao término desses 21 dias. Vamos aos detalhes:


  • Horário para dormir e acordar - Digamos que cumpri 80%. A grande sacanagem é que começo esse desafio bem no início do inverno, onde a vontade de ficar na cama alcança picos altíssimos! Alguns dias pisei no tomate, não consegui evitar.
  • Três refeições diárias: 100% concluído! Além de evitar os looongos períodos sem alimento, estou focada em me alimentar melhor, incluí uma alimentação mais saudável e consciente.
  • Horário para focar no trabalho: 100% concluído. Aproveitei esse período também para assistir vídeos aulas e aprender mais sobre empreendimento e marketing. A principal nota sobre esse ítem, é que aprendi que meu foco estava completamente errado, minhas energias, tempo e habilidades serão poupadas de serem desgastadas à toa. Estou trabalhando para corrigir as brechas. Tem preço aprender isso? 
  • Rotina de beleza: 100% concluído. Essa foi a grande surpresa do desafio. Eu sou aquele tipo de mulher desencanada, compro produtos de beleza por impulso e acabo jogando fora, porque vence a validade e eu não uso. Determinei que faria algo simples por mim, usaria hidratante corporal no corpo e no rosto após o banho e protetor solar pela manhã. Ao final da primeira semana, eu já estava me sentindo ótima! Essa simples rotina de cuidado pessoal levantou minha auto estima, voltei a me sentir bem comigo mesma e minha pele nunca esteve tão radiante! Estou realmente impressionada como me fez bem! Uma coisa puxa a outra, logo, me vi fazendo um make bonitinho e arrumando o cabelo pra ficar em casa mesmo. 

Algumas observações sobre o período de 21 dias: 

  1. Determinar um período é mais fácil do que determinar uma meta para o resto da vida. Claro que a idéia é trazer esse novo hábito para o dia a dia, mas é mais fácil de encarar quando a coisa toda acontece aos poucos. Imagino que seja a mesma dinâmica para excluir um hábito nocivo, é mais fácil dizer "vou ficar 21 dias sem fumar" do que dizer "vou parar de fumar para o resto da vida".
  2. Determinar um período faz com que você PENSE sobre o hábito. Essa é a grande sabedoria desse programa, você se torna mais consciente sobre seus hábitos, são 21 dias pensando sobre eles. 
  3. Ao fim dos 21 dias, provavelmente você vai querer continuar seguindo com seu "novo" hábito.  Se conseguiu por esse período, é provável que consiga por mais tempo. Mas não é mágica, você precisa querer e continuar se empenhando.
CONCLUSÃO: O método funciona sim! E que bom que ele existe! Mas método nenhum será ajuda para aqueles que não queiram se ajudar. O método dos 21 dias serve principalmente para aquelas pessoas que estão determinadas a assumir o controle de suas vidas e não serem escravas de nada, nem delas mesmas! É totalmente possível ter uma vida mais significativa com apenas alguns passos na direção certa, basta desejar, arregaçar as mangas e trabalhar nisso.

Beijos e obrigada a todos que participaram e acompanharam as postagens. Esse bloguinho nunca teve tanta visualização como nos últimos dias! OBRIGADA! Namastê!

"Não se liberta de um hábito atirando-o pela janela, é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau". (Mark Twain)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

MyFitnessPal - Contador de calorias maravilhoso! - Dia 18

Conheci esse aplicativo há alguns meses e tenho usado todos os dias. Principalmente agora que estamos no nosso Desafio de 21 dias para criar/mudar um hábito, estou bem empenhada em cuidar melhor da minha alimentação. MyFitnessPal é um contador de calorias, onde você cria uma meta (ganhar ou perder peso) e o programa te orienta quantas calorias você deve consumir diariamente, criando metas personalizadas de acordo com seu perfil individual: sexo, idade, nível de sedentarismo.

Adorei esse aplicativo porque além do controle das calorias, você passa a prestar mais atenção no que tem ingerido. Veja a imagem abaixo: 


 Monitoramento de peso mês a mês ou semana a semana


Essa é a tela do diário, onde você vai anotando suas refeições. O programa conta com mais de 5 milhões de alimentos em seu banco de dados, basta digitar para localizar o que procura. Também tem a opção de colher o código de barras diretamente na embalagem (adoro isso), para você nem ter o trabalho de digitar!


Exemplo de alimento acrescentado, já te dando uma análise nutricional:


Tela de resumo diário:


MyFytnessPal tem a opção de ativar pedômetro, que conta seus passos para verificar também a queima de calorias. É fácil de usar e cumpre bem o que promete. Apesar de parecer publicidade, esse não é um publipost, tá? Só tô compartilhando o que uso e que realmente funciona pra mim. Disponível para Andróid e Iphone.

Beijos e boa semana!

sábado, 16 de maio de 2015

Organização e funcionalidade - Dia 16

Não é segredo que eu gosto muito de organização. Não que eu seja organizada, eis a contradição! hahaha
Na minha casa não tem essa de "disciplina militar", eu e marido ficamos bem à vontade com nosso jeitinho bangunceiro de ser. Mas sempre que possível, dou um jeito de organizar alguma coisa para torná-la mais funcional, seja uma gaveta, seja um cômodo.
Porque a organização tem o poder de facilitar a nossa vida. Se uma gaveta estiver organizada, será mais fácil encontrar o que procuramos. Não é frescura, é funcionalidade. 
Além disso, a energia flui melhor em ambientes destralhados. Quer uma prova? O que você sente quando entra em um ambiente entulhado, sujo, cheio de coisas por todos os lados? Não é uma sensação pesada, claustrofóbica? Então, o oposto também é verdadeiro. Ambientes claros, limpos e organizados trazem sensação de conforto e aconchego e essas são características mais que perfeitas para o lugar que chamamos de lar, não é?

O pulo do gato é colocar tudo em caixas. Separar ítens iguais e guardá-los juntamente. Já faço isso aqui em casa, compro aquelas cestinhas de plástico e deixo-ás dentro dos armários de limpeza e cozinha, para não deixar os produtos simplesmente jogados dentro dos armários.


Caixas dentro das gavetas, para não deixar objetos pequenos espalhados. Você pode reaproveitar as caixas de embalagens e encapá-las pra ficar mais charmoso. Potes de sorvete também funcionam.


Guardar o jogo de lençol dentro de uma das fronhas. Genial!


E talvez, a organização da bagunça dentro do guarda roupas comece pela troca dos cabides. Escolha tamanhos menores e compre cabides exatamente iguais, para manter o mesmo padrão de espaçamento. Aproveite a arrumação para tirar tudo aquilo que você não tem usado, a regra é simples: se não usou nos últimos seis meses, provavelmente não usará mais.




Imagens:www.brit.co,www.thekitchn.com, organizesemfrescuras.com.br, www.acasaqueaminhavoqueria.com

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Bolinho de Chuva - Dia 15

Sexta feira + friozinho = felicidade! Por aqui a casa já está cheirando à limpeza, gosto de deixar tudo limpinho para curtir o final de semana. Chegamos ao 15º dia do Desafio de 21 dias para mudar/criar um hábito e posso dizer que estou embalada. Minha nova rotina tem funcionado, principalmente nos horários das refeições, surpreendentemente tenho feito as três refeições diárias. Yey!

Pra comemorar as delícias da vida, que tal fazer bolinho de chuva? Depois é só passar um cafezinho fresco pra acompanhar e bora ser feliz!




Imagem: MdeMulher

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cuidar da saúde é fundamental! - Dia 14




E a saúde, tá boa, amiga? rsrs
Aproveitando que estamos organizando nossa rotina e estimulando bons hábitos, que tal agendar aquela consulta de rotina com seu médico? Principalmente no caso das mulheres, o ideal é uma visita a cada seis meses ao ginecologista, para colhimento do exame chamado Colpocitologia Oncótica, (o famoso Papanicolau) e da Mamografia, para as "maiores de 40 anos". O Papanicolau é fundamental para prevenção de câncer de colo de útero, por isso é importante realizá-lo ao menos uma vez ao ano. 

Mas nem só de ginecologistas vivem as mulheres (ainda bem!), vale agendar também uma visitinha ao clínico geral e pedir exames de rotina: hemograma completo, colesterol, tireóide. E não deixe de fora o dentista, sua saúde bucal também merece atenção.

É importante criar um hábito que estimule a medicina preventiva, para cair em terra aquela velha mania de só procurar um médico/hospital quando já está adoecido. A qualidade de vida que buscamos passa pela manutenção atenciosa da saúde.

E você, está em dia com suas consultas médicas?


Imagem: google

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cuide bem do seu amor - Dia 13



Qual foi a última vez que você fez algo especial para quem você ama? Um jantar, uma surpresa, um agrado...Já reparou que estamos sempre esperando ser surpreendidos pelos nossos queridos mas quase nunca tomamos a iniciativa de surpreender?

Coloquei no meu calendário do Desafio separar um tempo de qualidade pra passar com meu marido. Nós passamos muito tempo juntos, somos muito próximos. Mas nem sempre estar junto significa cumplicidade, não é mesmo? 

Nós somos muito caseiros, amamos ficar em casa assistindo filmes e séries, mas esse tipo de hobbie se não observado, pode levar ao marasmo, por estarmos sempre em casa. Então, combinamos de sair ao menos uma vez por mês para curtir a noite paulistana, jantar, ir à um show, etc. Acho super importante fazer algo divertido com nossos cônjuges, isso fortalece os laços afetivos e aproxima o casal.

Programe algo diferente, que saia do lugar comum do dia a dia. Mas também observe suas atitudes durante os dias "normais", procure ouvir atentamente, aja com generosidade e seja gentil. A gentileza tem o poder de enriquecer qualquer relacionamento e volta para você em forma de afeto, quanto mais gentil você é, mais gentileza recebe de volta.

Espalhe amor pelo mundo, começando por sua casa e pelas pessoas próximas de você.




Imagens: pinterest



terça-feira, 12 de maio de 2015

Rotina boa x Rotina Má - Dia 12

E então, já passamos da metade do nosso Desafio de 21 dias para criar/mudar um hábito. Ontem alguém me perguntou porque acho importante criar uma rotina, já que a maioria das pessoas estão querendo SAIR das suas. A palavra rotina tem uma conotação negativa, como se fosse algo ruim. A "rotina ruim", é aquele círculo vicioso de marasmo, tédio, falta de novidade. É quando todos os dias já tem forma definida, os relacionamentos ficam paralisados. Essa rotina ninguém deseja, muito menos eu, e aconselho a todos a saírem de tudo que empobrece a vida!

A rotina que estabeleci para mim nesse desafio, é uma rotina que visa a qualidade de vida. Dormir melhor, comer melhor, se relacionar melhor, cuidar da casa e das coisas do trabalho com a mesma dedicação. E quem não quer essas coisas para si? Rotina é importante para fixar todos esses conceitos internamente. Se todos os dias a sua rotina for priorizar comer melhor, por exemplo, logo essa rotina vira um hábito que transformará a sua relação com a comida e consequentemente, sua saúde e qualidade de vida.

Eu sou uma daquelas pessoas que tenta resolver tudo o que for possível, dentro das minhas capacidades e limitações. Não gosto de deixar para ninguém o que EU posso resolver, terapeutas, amigos, guias religiosos só servem para nos indicar uma direção, mas o caminho a ser percorrido é de MINHA responsabilidade. Portanto, assumo que preciso de uma rotina saudável e consciente, que me ajude a construir quem eu desejo ser.

Se você sente que precisa de uma nova rotina, comece pelas coisas mais simples. Nem sempre é possível abandonar um emprego ruim, mas você pode mudar a forma como se sente em relação à isso. Ao invés de começar o dia reclamando por ter que ir para um trabalho que não gosta, comece a focar em objetivos práticos a serem alcançados: guardar dinheiro para poder se sustentar e sair assim que possível para buscar outro emprego. Nós sempre teremos duas escolhas, sempre. Eu escolho ter uma rotina de positividade.



Imagem: pinterest

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Aprendendo a ouvir o silêncio - Dia 11

Oração indígena do silêncio:

Sente-se à beira do amanhecer, o sol nascerá para você. Sente-se à beira da noite, as estrelas brilharão para você. Sente-se à beira do rio, o rouxinol canta para você. Sente-se à beira do silêncio, Deus vai falar com você.





Segunda feira, início de semana. Que tal calar todas as vozes que falam dentro de você? Principalmente aquelas que dizem que "não podemos", "não conseguiremos", "não mereço".

Um bom hábito é praticar o silêncio. Para ouvir melhor as pessoas, o coração e a Deus. Você vai se surpreender com a pacificação que o silêncio trará para sua alma.

boa semana!


domingo, 10 de maio de 2015

Mães marcantes do cinema

Para homenagear o Dia das Mães, o blog separou alguns exemplos das mamães mais marcantes do cinema. Falar que mãe é cuidado, ternura e amor incondicional é redundância. Mãe mesmo quando erra, a intenção é acertar. Os filmes abaixo mostram essas características maternas como só o cinema consegue fazer.

"Philomena" é uma mãe adolescente que teve seu bebê entregue à adoção. Décadas depois, ela conta com a ajuda de um jornalista para reencontrar seu filho. Judi Dench está impecável nesse papel, indicado ao Oscar.

Philomena

Angelina Jolie faz o papel de uma mãe desesperada à procura de seu filho desaparecido, em "A Troca". Ela desafia a polícia e a imprensa quando tentam solucionar o problema da forma mais bizarra possível, colocando sua reputação e até sua sanidade à prova.

A Troca

Shirley MacLaine levou um Oscar pela atuação em "Laços de Ternura". Esse filme é lindo, conta a história da relação entre mãe e filha, que vai amadurecendo e se aprofundando com o tempo, enquanto as personagens descobrem seus papéis como mães, amantes e mulheres.

Laços de Ternura

E como não citar a doce noviça que largou a batina e adotou as crianças Von Trapp como suas? Julie Andrews vive a imagem da mãe ideal em "A Noviça Rebelde", a mulher que cuida, ama, educa e alegra a casa, ensinando que mãe adotiva também é mãe. Inesquecível.

A Noviça Rebelde

Em "Lado a Lado", Susan Sarandon vive uma mulher acometida por duas tragédias: o fim de seu casamento e um câncer terminal. Sabendo que seus dias estão contados, ela tenta aproximar os filhos da nova namorada do marido, cuidando para que o futuro de todos seja o melhor possível. Impossível não se emocionar com tanto altruísmo.

Lado a Lado

Um feliz Dia das Mães, para todas mamães e filhos. No décimo dia do Desafio de 21 dias para criar/mudar um hábito, o melhor hábito de todos é demonstrar amor por aquela que nos trouxe ao mundo. 

sábado, 9 de maio de 2015

Sábado Relax - Dia 09

Hoje é sábado! (ah, jura?) dia mundial para relaxar. Se até Deus descansou no sétimo dia, quem sou eu para não seguir o exemplo? :)

Hoje é o nono dia do nosso Desafio de 21 dias para criar/mudar um hábito, e o que posso dizer até agora, é que é difícil pra caramba! Não é fácil vencer a si mesmo, mas dá um orgulho danado tentar.

Aproveite o bom humor espontâneo que nos acomete aos sábados e crie um hábito de cuidar de você, se dedicar ao lazer, a um hobbie, passar tempo com quem se ama.

Desejo um final de semana delicioso pra vocês. 



sexta-feira, 8 de maio de 2015

Quem é você? - Dia 08



Hoje não tem dica, nem imagem de decoração. O papo hoje é sobre percepção. "Nem tudo é o que parece" nunca foi tão verdadeiro. Vivemos rodeados de imagens de pessoas hiper felizes nas redes sociais, religiosos arrotando santidade mas espalhando uma mensagem de ódio subliminar, políticos inescrupulosos pregando uma filosofia que não acreditam, a publicidade pulando aos seus olhos querendo te convencer que é preciso ter para ser. 

Mas a grande tragédia não é viver em uma sociedade ilusória e sim não se enxergar. O auto conhecimento é um escudo protetor contra a ilusão e o engano. A primeira forma de se auto conhecer, é reconhecendo que você não sabe tudo. Já parou pra refletir que a maioria dos seus conceitos foram transmitidos a você pela sua família, religião, círculo social? Quem é você, dentro desse todo? As suas idéias e ideais, são realmente seus ou foram plantados em você?

Abra sua mente, esteja preparado para novas idéias. E para mudar de opinião tantas vezes forem necessárias. Mude sua percepção, ou seja, a forma que  você vê o mundo e a você. Quem sabe mudando o olhar, você não encontre uma nova pessoa bem mais interessante dentro de si?

Esse é o oitavo dia do desafio de 21 dias para mudar/criar um hábito. Que o crescimento pessoal se torne nosso maior hábito. Que fique impregnado em nossa essência o desejo de evoluir, aprender, superar. 

Stephen Coven citou: "Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito,colha um caráter, plante um caráter, colha um destino." Os nossos hábitos tem o poder de moldar quem nós somos, por isso é tão urgente ter  a percepção correta para escolher aqueles que nos fortalecerão como humanos. Não é fácil mudar um hábito, ainda pior quando esse hábito faz parte de quem você é, mas é compensador. Altamente recomendado para pessoas que querem viver uma vida, não apenas passar por ela.

Todas essas imagens são do artista Rob Gonsalves. Ele é perito em arte fantástica, cria ilusões que interagem com o mundo real e o imaginário. Achei perfeito para ilustrar esse post.  Mude sua percepção e mude tudo.












Imagens: http://www.contioutra.com/rob-gonsalves





quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cardápio semanal, para economizar dinheiro e otimizar seu tempo - Dia 07



Uma das coisas que foi para minha planilha de rotina diária no desafio dos 21 dias para mudar/criar um hábito, foi agendar as visitas ao mercado para dias específicos, quarta e sexta feira. Não faço compra mensal, como somos só eu e marido, não compensa comprar um monte de coisas que acabarão ficando no armário. O problema, é que acabamos indo mais vezes ao mercado e o tiro sai pela culatra, porque indo mais, gastamos mais. Decidi reduzir as visitas ao mercado para as quartas feiras (dia que o mercado recebe feira) e sexta, para não precisar estragar o final de semana indo às compras.

Se o cardápio da semana for definido antecipadamente, dá para planejar as idas ao mercado e os ítens de consumo, além de organizar o dia a dia, principalmente para quem trabalha fora. 

Separe uma horinha do seu precioso domingo e monte um cardápio para a semana. Vai economizar suas energias durante a semana.

  • Use e abuse do "usual que funciona". Não é preciso inventar um cardápio de chef gourmet, a idéia é ser prática e facilitar a vida
  • Faça uma planilha no computador, anotações na agenda ou talvez um mural fofo na cozinha, mas não deixe de anotar. Só assim você vai identificar o que precisará ser comprado
  • Busque inspiração nos sites de culinária. A boa notícia é que dá pra filtrar as receitas com as palavras chave "rápido e fácil"
  • Aproveite para incluir as frutas e legumes da estação, além de estarem mais baratos, são produtos mais frescos. 




Imagens: www.joypaper.com.br, morellinutricao.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Preparando a casa para o inverno - Dia 06

Aqui em São Paulo anda um friozinho delicioso! Você já preparou sua casa para o inverno? 
Uma boa dica é fazer uma "faxina pré-inverno", para preparar a casa para os dias mais úmidos e frios.

  • Limpe os tapetes. Se puder, lave-os. Esse limpador caseiro é excelente para eliminar ácaros que tendem a aumentar no clima úmido.
  • Limpe os vidros das janelas. Além do visual limpo, aumenta a luz natural dos ambientes.
  • Limpe as lâmpadas da casa. A sujeira acumulada acaba queimando as lâmpadas mais rápido e como usamos mais iluminação no inverno, limpar previne esse problema.

Outra coisa bacana a se fazer é investir na decoração de inverno e "vestir" sua casa para deixá-la quentinha e aconchegante. Mantas, almofadas, tapetes e velas transformam qualquer cantinho, como todas imagens abaixo demonstram.



pele só se for fake
Pele só se for fake, certo? Nosso conforto não justifica crueldade com os animais.

mantas

velas

colcha de crochê

Estou aproveitando o Desafio dos 21 dias para mudar/criar um hábito para organizar minha rotina diária e isso inclui a organização da minha casinha. Pretendo ter um inverno delicioso, e você?


Imagens: www.solebich.de, www.minhacasaminhacara.com.br, revistacasaejardim.globo.com, minhacasadecorada.net, voguehome

terça-feira, 5 de maio de 2015

Problemas com insônia? ioga resolve! Dia 05

Como disse, meu hábito a ser incorporado nesse desafio dos 21 dias para criar/mudar um hábito é organizar minha rotina diária. Uma das coisas mais complicadas nesse processo, é ir dormir em um horário decente. Eu sou uma pessoa de hábitos noturnos, ou talvez eu seja o Batman, como diz meu marido. É sério, eu só funciono 100% no período da tarde e da noite, é normal eu me sentir energizada às 23:00 e começar a limpar a cozinha, por exemplo. Minhas manhãs são sempre lentas, mal humoradas e preguiçosas.

Ultimamente, meu vício tem sido passar as madrugadas assistindo filmes e séries no Netflix até o dia nascer. É uma delícia, adoro! Mas bagunça todo meu dia, porque acabo dormindo mal (efeito de aparelhos eletrônicos antes de dormir), levanto muuuito tarde e passo o resto do tempo sem energia.

Então, decidi "sacrificar" esse hobbie em nome de mais qualidade de vida. Estipulei que vou pra cama à meia noite e vou assistir Orange is the New Black "somente" até uma hora da manhã, depois disso vou dormir. Sério.

Bem, eu também sofro de insônia, desde criança. Eu demoro um absurdo para conseguir pegar no sono e esse período é uma tentação não levantar e ir fazer outra coisa. Essa noite foi um desses casos clássicos, o hábito de dormir tarde está tão impregnado em mim, que foi difícil relaxar e tentar dormir.

Foi aí que lembrei de uma posição de ioga que eu adoro: a posição do morto (savasana)! O nome não é dos mais agradáveis, mas prometo que o efeito é!




A posição do morto consiste em deitar-se de costas, com as pernas ligeiramente afastadas e os pés caidinhos para os lados. Os braços devem estar relaxados e estendidos, e as mãos devem ter as palmas para cima. Feche os olhos, respire fundo e comece a dar comandos mentais ao seu corpo, cada parte dele. Comece com os dedos dos pés, mentalmente ordenando "dedos dos pés, relaxem" e sinta a sensação. Faça isso pelo corpo inteiro, começando de baixo para cima:

  • dedos dos pés, planta dos pés, calcanhar
  • canelas, panturrilhas, joelhos
  • coxas, frente e verso
  • bumbum e genitálias
  • umbigo (essa parte é uma delícia, dá aquele friozinho na barriga automaticamente)
  • costelas
  • seios
  • ombros
  • dedos das mãos, punhos, braços e antebraços
  • pescoço
  • nuca
  • queixo
  • lábios, língua
  • nariz
  • olhos
  • testa
  • couro cabeludo

Nessa altura você já estará experimentando um total relaxamento. Usufrua tanto quanto consiga, mantendo a mente em estado de meditação, ou pelo menos evitando pensar em algo (mentalizar a palavra OM serve para isso). 

Minha experiência pessoal com a técnica? Funciona! Até para quem tem dificuldade para pegar no sono, como eu! E a melhor parte, é que o sono fica bem mais profundo e restaurador. Agora não tem mais desculpa para não praticar meditação, pode fazer nesse período antes de adormecer. Seu corpo e mente agradecerão!

Imagem: aprenderioga.com



segunda-feira, 4 de maio de 2015

Para ajudar na organização, sistema Fly Lady. Dia 04

Há uns três anos conheci o site de organização Fly Lady. É um sistema que busca descomplicar a organização da casa, focando na criação de algumas rotinas simples. O site original é em inglês (nada que o tradutor automático não resolva), mas existe uma versão autorizada em português. No Fly Lady, a casa é divida por zonas: 

zona 1: varanda, entrada e sala de jantar
zona 2: cozinha, área de serviço e quintal
zona 3: banheiro e segundo quarto
zona 4: quarto principal  
zona 5: sala de estar

O sistema Fly Lady oferece sugestão de organização diária, semanal e mensal, variando entre limpeza simples (15 minutos por zona) e detalhada, assim, ao término do mês, cada zona foi completamente limpa e o ciclo recomeça.



A principal característica do sistema Fly Lady é criar uma rotina para a manhã e outra para antes de dormir, para descomplicar o dia e preparar a pessoa para as atividades rotineiras. Por exemplo, a rotina da manhã inclui:


  • Levantar, tomar banho, se vestir, se pentear e calçar sapatos, ficando completamente apresentável caso tenha que sair à rua ou receba visitas. 


Parece bobagem, mas o fato de gastar o primeiro momento do dia com cuidados pessoais, faz maravilhas pela auto-estima! Já a rotina noturna é a seguinte:


  • Separar a roupa pra ser usada no dia seguinte, verificar a agenda do dia seguinte, lavar e secar a louça (deixar a pia brilhante é o lema do Fly Lady, pra começar o dia seguinte sem confusão na cozinha), tomar banho e usar os produtos de hidratação no corpo, rosto e fio dental.

A rotina noturna te prepara para um início de dia mais tranquilo. É claro que como todo sistema, pode e deve ser adaptado para sua realidade, mas o Fly Lady oferece uma base, um ponto de partida para criar um sistema funcional.



Uma das coisas que aprendi a fazer por lá e que se transformou em um bom hábito para mim, é o "destralhamento". O Sistema propõe 15 minutos de destralhamento, o que significa que você vai verificar armários e gavetas e jogar fora tudo que não tiver utilidade. Que mania que a gente tem de guardar tranqueiras!  Com esse sistema, além de não acumular mais coisas sem utilidade (mala direta, por exemplo), você ainda se livra de coisas paradas e libera espaço para organizar as coisas relevantes.

Hoje é o quarto dia do nosso desafio dos 21 dias para criar/mudar um hábito, e o Fly Lady é minha dica para quem, assim como eu, precisa organizar sua rotina diária. 

Boa semana!








domingo, 3 de maio de 2015

21 atitudes para ser mais feliz! Dia 03



Terceiro dia do desafio de 21 dias para mudar um hábito. Quer ver como nem toda mudança requer grandes esforços? Pequenas atitudes feitas com boas intenções também podem renovar nossas energias e tornar nossa vida mais agradável. 

1. Pense positivo. Sempre.
2. Seja grato. Você perceberá que tem muito pelo que agradecer.
3. Tenha fé em Deus. É sempre reconfortante pensar que existe um Ser Superior que tem tudo sob controle.
4. Tenha fé em você mesmo.
5. Seja gentil com os outros e principalmente com você.
6. Se cerque do que faz bem! Sejam livros de auto ajuda, palestras no youtube, grupos de apoio. Toda força extra é bem vinda!
7. Pare de reclamar! Guarde energias para mudar o que for possível.
8. Passe mais tempo com quem você ama.
9. Cuide da sua saúde. Comer melhor, fazer alguma atividade física e dormir bem são fundamentais para saúde emocional.
10. Medite. 5 minutos de meditação tem o poder de transformar o dia inteiro.
11. Descanse! Tire pelo menos um dia na semana para relaxar!
12. Estimule seu amor próprio. Descubra a pessoa interessante que existe em vc.
13. Não se cobre tanto.
14. Tenha um hobbie.
15. Mexa-se! Nem que seja uma caminhada de 10 minutos!
16. Aprenda algo novo. Um artesanato, um conceito, uma receita.
17. Se livre de ambientes e pessoas negativas sempre que possível.
18. Evite estresse desnecessário. Ajustar o relógio para 10 minutos mais cedo às vezes evita chegar atrasado no trabalho e passar o dia inteiro vendo cara feia do chefe.
19. Aprenda com seus erros.
20. Perdoe sempre. Perdoar liberta mais o perdoador que o perdoado.
21. Mantenha a mente aberta. Você não sabe tudo, tem sempre algo novo a aprender. Permita-se experimentar novas idéias.





Imagens: babynameslog.com, pinterest, printpattern.blogspot.com.au