terça-feira, 28 de abril de 2015

21 dias para criar/mudar um hábito - O desafio!



Você já ouviu falar sobre a Teoria dos 21 Dias? Não? Vem cá que te explico. Em 1960, o cirurgião plástico Maxwell Maltz observou que seus pacientes só notavam as mudanças efetuadas em seus corpos 21 dias após a cirurgia. Uma pessoa amputada, por exemplo, continuava a sentir o membro retirado por 21 dias. Estudando essas reações, ele chegou à conclusão que nosso corpo e mente levam esse período de tempo, 21 dias, para adotarem um hábito como parte da vida.

Maltz concluiu que essa teoria pode ser aplicada às mais diversas áreas da vida, porque quando se faz algo ininterruptamente por 21 dias, fica mais fácil dar prosseguimento no propósito estabelecido. Esse é o tempo que o nosso cérebro precisa para interpretar um novo hábito como um padrão e torná-lo automático.

Uma busca rápida na internet traz experiências de pessoas aplicando a Teoria dos 21 Dias nas mais diversas situações, desde melhorar a auto estima à superar o fim de um relacionamento. Porque o desejo de fazer algo e o comprometimento em realizá-lo já é metade do caminho a ser percorrido.

No começo do ano, defini que esse blog seria uma espécie de diário virtual sobre como podemos melhorar nossa qualidade de vida, cuidando de nossas casas física, mental e espiritual. Já estamos quase na metade do ano, então, acho que está mais que na hora de darmos uma agilizada naquilo que ainda está parado, esperando uma definição nossa. Porque a nossa vida PODE e DEVE ser mais feliz! Então, juntei as amigas lindas e corajosas  e nos comprometemos a realizar esse experimento dos 21 dias, as histórias virão aqui para o blog e espero que os resultados sejam os melhores possíveis, para que influenciem o maior número de pessoas a criarem novos e saudáveis hábitos de vida. E principalmente, que consigamos eliminar aquelas coisinhas que tanto nos irritam! 

Se você quiser se juntar à nós, está mais do que convidado (a). Basta me informar o hábito que deseja transformar e me relatar o resultado da experiência até 31 de Maio de 2015. Ah, e vai rolar sorteio ao final, aguardem!

APLICANDO A TEORIA

  • Identifique os hábitos que você gostaria de mudar em sua vida (emagrecer, fazer alguma atividade física, sair de um relacionamento abusivo, parar de fumar, são alguns exemplos). Uma vez identificados, escolha o que for mais difícil, ou o que te incomode mais e comece por ele. 
  • Marque os dias em um calendário, para seu cérebro receber um "reforço positivo" cada vez que você concluir um dia e riscá-lo do calendário. Por 21 dias ininterruptos, assuma esse compromisso de fazer determinada coisa por pelo menos meia hora.
  • Assuma um compromisso com você mesmo. Alguns hábitos requerem um grau maior de comprometimento, como parar de fumar, por exemplo. Porque você lidará com a abstinência, então sua força de vontade deverá ser maior. Ajuda se mentalizar o resultado para após esses 21 dias, pensar em como você se sentirá bem quando o exercício for concluído renovará sua energia em continuar.
  • Mude um hábito por vez. Não adianta querer resolver todos seus problemas de uma vez, eleja o problema que te cause mais desconforto e foque nele.
  • Crie rituais. Por exemplo, se pretende fazer uma caminhada, comece todos os dias no mesmo horário. Rituais são importantes para fixarmos algum padrão de comportamento.
  • Elimine as tentações. Talvez seu novo hábito precise que você reestruture seu ambiente. Por exemplo, se você decidiu meditar, talvez seja uma boa idéia tirar a TV do quarto.
  • Associe-se à pessoas positivas. Quando se trata da sua vida, somente você pode transformá-la, é de sua total responsabilidade e interesse. Porém, tudo fica mais fácil se você tem alguém com quem compartilhar suas conquistas e medos. Se puder, traga pessoas para esse experimento, alguém em quem você confie e que possam trocar idéias sobre o processo. Ajuda mútua torna tudo mais fácil e empolgante! Se cerque de pessoas positivas, que acreditem em seu potencial e te melhorem como ser humano!


Nosso desafio estará valendo de 01 à 21 de Maio. Quem mais tem coragem para tentar assumir o controle do leme?


Imagem: google





quarta-feira, 15 de abril de 2015

Salada de berinjela e pimentões



Sabe uma coisa que você faz e não consegue parar de comer? Essa salada é uma dessas coisas pra mim. Desde o dia que minha mãe me trouxe um potinho pedi a receita e não deixo mais faltar em casa, porque vai super bem também no sanduíche (minha mãe é dessas, vem me visitar e me trás comida, tem como não amar?).


Na geladeira, dura até cinco dias, tranquilamente. Berinjela é um excelente aliado para a saúde, porque ajuda a reduzir o colesterol e o pimentão é rico em vitamina C, o que o torna altamente antioxidante.



Essa salada da foto está sem o pimentão vermelho,  não tinha no mercado. E esse guardanapo é meu xodó, Ronaldo Fraga para Tok&Stok. São uma série de bailarinas que vou fazer decoupage em algum lugar, ah se vou!

Beijos e aproveitem essa delícia!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cantinho do café - Inspirações

Nos anos 90, o must have era ter um bar em casa. Hoje em dia, o cantinho do café ocupa nossos sonhos de consumo, porque vamos combinar, o brasileiro tem verdadeira devoção por essa bebida! Eu mesma não dispenso meu cafezinho de cada dia, já acordo pensando em uma xícara de meu pretinho. Esses cantinhos abaixo são a prova que não é preciso muita coisa para criar um lugar bonito e aconchegante e nem precisa ter muito espaço, o nome "cantinho" nunca foi tão bem empregado. Você só precisa de um espaçozinho sobrando!

De todas as imagens que eu vi, essa foi minha favorita! Não mudaria nada nesse cantinho, tudo lindo e harmônico. E muito amor por essas xícaras em forma de passarinho!


Esse cantinho lindo, é da Queti, do Casa de Bonecas, um bloguinho lindo que conheci essa semana. Quase infartei quando vi essa plaquinha de neon, meu sonho de consumo!



Um canto da parede, uma mesinha e voilà!


Às vezes, tudo o que você precisa na vida é de um expositor de canecas de pallet. (risos)



Não tem espaço suficiente? Uma bandeja num cantinho do balcão já resolve!



E que tal um carrinho que faz as vezes de cantinho do café e bar?




Meu cantinho ainda está em fase de produção, só tenho esse espaço ao lado do microondas. Minha cozinha precisa de uma geral, principalmente agora que reformei a sala! =)



Vale a pena investir num cantinho pro café, né? Já que essa bebida remete automaticamente ao bem estar, nada como criar um ambiente bonito e aconchegante para apreciá-la.

beijos e bons drinks! =)


Imagens: Pinterest, casadebonecas-queti, abeautifulmess.com, onelittlebirdblog.com, drivenbydecor, fabulousfashions4sensiblestyle

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Como pintar as paredes sozinha



Há duas semanas, fiz algo que sempre tive vontade de fazer: pintar paredes sozinha. Cresci com um pai "pau pra toda obra", ele além de construir nossa casa sozinho (com ajuda da minha mãe), nunca esperou por ninguém para fazer algo que ele mesmo poderia resolver. Eu ajudei algumas vezes com a pintura, porém minha "especialidade" sempre foi ficar no rodapé, ele fazia o resto e mais divertido, ao meu ver. 

Portanto, quando resolvi que as paredes da sala e corredores precisavam de um up, já estava decidida que faria o serviço sozinha, mesmo sob a descrença do marido. As minhas paredes estavam lisas, só com alguns buracos de parafusos, que cobri com massa corrida. Teoricamente, o serviço seria simples, já que não precisaria lixar nem nada, seria só passar a tinta por cima da outra.

Resolvi fazer esse post porque quando procurei a internet para ver um passo à passo de pintura, não achei nada que fosse realmente esclarecedor para alguém que nunca pintou antes, principalmente as dúvidas no preparo da tinta. Eu achava que era só comprar a lata e sair pintando, mas a tinta precisa ser preparada para que a pintura seja bem executada e não descasque. 

A tinta que comprei, por influência do vendedor,  foi a Metalatex Bactercryl, da Sherwin Willians. Ela promete facilidade de limpeza, bactericida (achei digno, tenho pet em casa), fungicida e anti mofo. Cada lata tem 3,6 litros, comprei duas latas para dar e sobrar, já que teria mais ou menos 20 m² de área para pintar.



A orientação da lata, pede diluição em 30% de água. Fiz assim, peguei um copo de medidas, coloquei 1 litro da tinta e coloquei num recipiente à parte. Juntei 300 ml de água (30%, e você achando que nunca ia usar porcentagem na sua vida) e mexi como se não houvesse amanhã. Tem que mexer muito para a tinta ficar uniforme e homogênea.

Tinta preparada, agora é cuidar do ambiente. Forre o chão com uma boa quantidade de jornal, ou qualquer outra coisa que não vaze e proteja os rodapés e batentes das portas com fita crepe. Vai demorar um pouco e é uma tarefa chata, mas você vai agradecer quando começar a pintar e não precisar se preocupar com essas áreas.



Para pintar, você precisa observar algumas regrinhas básicas: primeiro, a direção do rolo. O ideal é os movimentos sejam formando um "M", para que não fiquem marcas na pintura.

Via: http://pt.wikihow.com

Deve-se esperar a tinta secar, entre uma mão e outra, até para observar se a aplicação está sendo uniforme. A minha parede estava pintada de azul bem clarinho e a cor escolhida para cobrí-la foi o branco.  Passei a primeira e segunda mão e..... nada, continuava azul! Respirei e resolvi passar mais uma mão no dia seguinte, com a tinta beeem seca e..... nada, simplesmente não estava cobrindo. Nesse ponto, eu já estava cansada e achando que estava fazendo algo errado, resolvi ligar para o meu pai e contei que a tinta não estava "pegando". Então ele me disse para ir reduzindo a quantidade de água na tinta, fiz uma mistura com 20%. Melhorou, mas ainda não fiquei satisfeita. Por fim, acabei reduzindo a água para 10%, e assim terminei todas as paredes.

Aproveitei para pintar os espelhos das tomadas também.

E foi assim que em 5 dias, pintei 6 paredes. O teto está limpo e já era branco, não precisou de pintura (ainda bem). É um trabalho cansativo, fiquei com bolhas nas mãos, meu corpo inteiro doía de ficar subindo e descendo na escadinha para pintar os lugares mais altos, mas achei que compensou. A pintura ficou ótima, principalmente porque não sou profissional, então acho que o trabalho ficou bem apresentável. Nota 8!

O resultado? só mostro semana que vem, nesse mesmo "bat-blog", porque quero mostrar a transformação completa e ainda não terminei (graças a um papel de parede medido errado)! rsrsrs

Mas é isso, pintar não é bicho de sete cabeças não! Se você tiver um pouquinho de disposição de botar a mão na massa, dá pra fazer sozinha. Cansa pra caramba, mas no final, compensa. E economiza.


Beijos e bom final de semana!